sábado, 4 de fevereiro de 2012

Principios básicos para uma alimentação saudavel

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para a nossa saúde e bem estar, a ingestão de bons alimentos deve ser  uma prioridade nas nossas vidas, ora vejam, os maus hábitos alimentares são a causa nº1 de varias doenças, com a ingestão de alimentos pouco nutritivos é desenvolvido um desequilibrio físico-energético, este é  principal responsável por vários distúrbios físicos e metais, na sequência da má alimentação o nosso organismo fica vulnerável a varias doenças tais como, obesidade, hipertensão, colesterol elevado, diabetes entre outros. Visto isto é certo que devemos parar e pensar mais no que andamos a comer, abandonar os maus hábitos alimentares é urgente, ter uma alimentação saudável e equilibrada é a escolha certa para uma vida melhor.


Princípios básicos para uma alimentação saudável
  • Água - Beber no mínimo 1,5lt de água por dia. Como escrevi ontem a água têm inúmeros benefícios para a saúde.
  • Variedade alimentar - Quanto maior for a variedade de alimentos, maior é a certeza que o nosso organismo recebe a quantidade de nutrientes necessários.
  • Evitar alimentos calóricos - A ingestão de alimentos muito calóricos é transformada em gordura que entra no sangue, situação esta que provoca varias doenças, tais como a diabetes e problemas cardíacos.
  • Pequeno Almoço - Já os antigos diziam "o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia", e esta refeição é obrigatória, para ser equilibrada deve ser composta de produtos lácteos, cereais e fruta, nutricionistas dizem que o habito desta refeição tem benificios fiscos e intelectuais.
  • Frutas e legumes - E recomendável consumir 5 refeições destes alimentos por dia.
  • 3 em 3 horas - Fazer sempre as 3 refeições principais, pequeno almoço, almoço e jantar, entre elas intercalar pequenos lanches e evitar ficar mais de 3 horas sem comer, é essencial comer sempre uma leve ceia ao deitar e assima evitar ficar muitas horas sem comer.
  • Evitar exageros - É importante comer de forma moderada e respeitar a piramide alimentar.


  • Preferir produtos naturais - Sempre que possível consumir produtos naturais pois estes são muito mais nutritivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário